O NUDOC completa 40 anos em 2023 e vamos comemorar!
Data da publicação: 10 de março de 2023 Categoria: NotíciasNo ano de 2023, o Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica, do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará – NUDOC-UFC, completa 40 anos. Desde sua criação, em 9 de março de 1983, o NUDOC passou a figurar no capítulo da história dos arquivos na contemporaneidade, representado pelos centros de documentação universitários, iniciados ainda na década de 1970, no âmbito dos cursos de História e Ciências Sociais.
Em meio à porosidade da conjuntura que marcou o processo de redemocratização no Brasil, o “direito à memória, à história e ao patrimônio cultural” tornaram-se imperativos na reafirmação do compromisso social das universidades com a construção da cidadania.
Em consonância com os artigos relativos aos direitos à informação e aos direitos culturais da Constituição Cidadã de 1988, os arquivos adentraram no campo do direito e da cidadania, incidindo no protagonismo das universidades na constituição das políticas de memória entrelaçadas ao exercício de (re)escritas de histórias e da proteção do patrimônio documental local e regional.
A singularidade de tais centros, a exemplo do NUDOC, se caracteriza pela ação da universidade na promoção de acervos públicos e privados: bibliográfico, hemerográfico, iconográficos, arquivístico (cartas e telegramas de Padre Cícero, memória dos povos indígenas do Ceará: CDPDH e Missão Tremembé, Cláudio Pereira, história oral), bem como no acolhimento de acervos de pesquisas produzidos pela própria universidade.
É preciso destacar que além da preservação e promoção de acervos valiosos, sua condição de laboratório de pesquisa, ensino e extensão tem sido responsável pela formação do profissional de história no campo do arquivo, do ensino e do patrimônio cultural, em perspectiva com o processo de regularização da profissão historiador/a.
O tempo de efemérides, como este dos eventos comemorativos em torno dos 40 anos de criação e instalação do NUDOC, constitui-se como um momento privilegiado para reflexão sistematizada acerca de sua trajetória institucional, em que os valores e motivações fundadores se nortearam pelos usos políticos e sociais do passado, noção de documentos e acervos e produção do conhecimento histórico.
Pensando nisso o Seminário NUDOC 40 anos: pelo direito à Memória, à História e ao Patrimônio, dará início ao Ciclo Comemorativo dos 40 anos de fundação do NUDOC com ações mensais programadas para todo o ano de 2023. A conferência de abertura será proferida pela profa. Sonia Meneses (URCA), intitulada “História, memória e negacionismos: os desafios éticos do tratamento do passado no presente”, no dia 29 de março, às 9h30, no auditório Raquel de Queiroz.