Oficinas sobre patrimônio, periódicos e história oral foram promovidas pelo NUDOC entre os meses de maio e junho de 2025.
Data da publicação: 25 de julho de 2025 Categoria: Notícias, oficinaDe maio a junho de 2025 o NUDOC promoveu 4 oficinas focadas em patrimônio, periódicos e história oral.
Contando com ministrantes especialistas em suas respectivas áreas de atuação, as oficinas promoveram um aprofundamento de conhecimentos, contemplando tanto aspectos técnicos quanto fundamentos teóricos. Para isso, foram utilizados acervos pertencentes aos arquivos do NUDOC, o que possibilitou uma abordagem prática e contextualizada, conectando os conteúdos discutidos à realidade do trabalho com a documentação histórica e patrimonial.
🏛️ Novos patrimônios, novos sujeitos, novas demandas: experiências e possibilidades de protagonismo social no campo patrimonial – 12 e 13 de maio
Tendo como ministrante a mestranda em história Hannah Mariah, a oficina discutiu a respeito das políticas de preservação no Brasil, debatendo sobre o protagonismo dos sujeitos detentores e fazedores das manifestações culturais nos processos de patrimonialização e dialogando sobre o campo do patrimônio em seu contexto cearense. Procurou refletir sobre as experiências de inventários participativos realizados no Ceará.
📰 Periódicos em tempos de Ditadura: cultura, política e sociedade – 05 de junho
“A ditadura militar no Brasil permanece como tema sensível e de ampla discussão entre diversos setores da sociedade brasileira, seja nas disputas de memória sobre o passado ou nos sentidos de anistia e ideário de pacificação nacional em prol de políticos e militares defensores desse regime e de ações violadoras do estado democrático de direito.”
Ministrada pelo mestre em história social Matheus Cardoso de Andrade, a oficina buscou, através de fatos históricos, reportagens narradas e escritas na época, possibilitar uma análise sobre debates e acontecimentos inseridos nos periódicos, exercitando o olhar e a atitude historiadora nos participantes e promovendo reflexões e discussões pontuais sobre o período a ser analisado e o hoje.
🧾 Acervo de História oral do NUDOC: constituição de arquivo e os desafios da sua disponibilização para pesquisa – 10 e 12 de junho
A oficina buscou trazer à tona a história da constituição do acervo no NUDOC contextualizando a sua metodologia no campo da história oral e trabalhou aspectos das atividades desenvolvidas num projeto de extensão relativos à manutenção, catalogação e re-condicionamento do acervo, trazendo a possibilidade de observação e manuseio de diferentes tipos de projetos extraídos do acervo e relacionando-os com a pesquisa.
Foi ministrada pelo Professor Franck Ribard e a graduanda em história e bolsista do NUDOC Tayanne Badu.
🗣️ PROJETO MEMÓRIAS DAS SECAS (1976-1979): primeiro projeto de história oral no Ceará – 23, 24 e 25 de junho
“As entrevistas para o Projeto Memórias das Secas foram realizadas pela historiadora e professora do curso de História da UFC, Luciara Silveira de Aragão e Frota, entre os anos de 1976 e 1979. A partir de uma parceria entre o Núcleo de Documentação (NUDOC), vinculado ao Departamento de História da UFC e o Arquivo Nacional, Frota recolheu as impressões de cientistas, tecnocratas e políticos, envolvidos diretamente com os projetos de combate às secas no Ceará e Nordeste brasileiro, desde os anos 1940. Frota tinha como objetivo, compreender porque o “problema das secas havia se convertido num empecilho ao desenvolvimento do Ceará”.
Ministrada pelo Dr. José Tanísio Vieira Bezerra, a oficina apresentou as transcrições das entrevistas disponíveis no acervo do Projeto Memórias das Secas, possibilitando que os(as) participantes entrassem em contato direto com esse material histórico. A partir do manuseio dessas transcrições, foram debatidas possibilidades de problematização e caminhos investigativos que podem ser explorados em pesquisas acadêmicas e projetos de memória. Além disso, foram discutidas abordagens metodológicas que favorecem a articulação das entrevistas com outras fontes documentais disponíveis tanto no acervo do NUDOC quanto em instituições parceiras, como o Arquivo Público do Estado do Ceará, a Biblioteca Estadual do Ceará, o Centro Cultural do Banco do Nordeste, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o Instituto do Ceará, o Memorial da UFC e a Secretaria do Conselho Universitário da UFC.
No segundo semestre de 2025, o NUDOC seguirá com seu compromisso de promover espaços de formação, troca de saberes e valorização da memória social por meio da realização de novas oficinas. As atividades continuarão abordando temas relevantes para a preservação e documentação de acervos, história oral, patrimônio e pesquisa histórica, buscando articular teoria e prática, contando para isso com a participação de especialistas e o uso de materiais do próprio acervo do NUDOC.